Baixe o áudio
      
 

(Qui, 21 Set 2017 14:22:00)

REPÓRTER: A Seção 2 de Dissídios Individuais do TST rejeitou recurso de uma sócia da Gráfica Veiga Soares, no Rio de Janeiro, contra decisão que determinou o afastamento imediato dela do contato com os empregados, em decorrência da prática de assédio moral.

A determinação se deu em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho, a partir de denúncias sobre a ocorrência diária de ofensas, maus tratos, ameaças e tratamento homofóbico aos empregados. 

A sócia tentou entrar com mandado de segurança no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, mas teve o pedido negado. O entendimento foi de que a autorização da tutela antecipada é faculdade do juiz e deve ser questionada por meio de recurso próprio, a não ser em caso ilegalidade ou abusividade.

Ao recorrer ao TST, a sócia reiterou as alegações quanto ao direito de desenvolver as atividades empresariais e à necessidade de contato pessoal com os empregados.

Mas para a relatora do caso na SDI 2, ministra Maria Helena Mallmann, não há ilegalidade ou abuso de direito no ato, uma vez que foram atendidos os requisitos para a autorização do pedido de antecipação de tutela.

Para a magistrada, as medidas visam coibir a prática de comportamento ilícito por parte da empresária, de forma que o empregado não se submeta ao trabalho em condições de risco à integridade física e moral.

O voto foi acompanhado por unanimidade e o processo retornou ao TRT fluminense.

Reportagem: Liamara Mendes
Locução: Luanna Carvalho

A Subseção II Especializada em Dissídios Individuais é formada por dez ministros, com quorum mínimo de seis ministros. Entre as atribuições da SDI-2 está o julgamento de ações rescisórias, mandados de segurança, ações cautelares, habeas corpus, conflitos de competência, recursos ordinários e agravos de instrumento.

 

O programa Trabalho e Justiça vai ao ar na Rádio Justiça de segunda a sexta, às 10h50.
 
Trabalho e Justiça 
Rádio Justiça – Brasília – 104,7 FM

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264
crtv@tst.jus.br