secretaria@tupinamba.adv.br
55 (21) 2524-7799 / 2533-7137

TST chega à marca de 500 sessões telepresenciais

A medida reflete o compromisso do Tribunal de julgar os processos de maneira célere, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia.

Notebook com sessão telepresencial do TST

Notebook com sessão telepresencial do TST

16/08/21 – O Tribunal Superior do Trabalho completou, em agosto, mais de 500 sessões telepresenciais realizadas. Para a presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi, a medida, instituída em abril de 2020 como parte das ações de prevenção ao contágio da covid-19, reflete o compromisso do Tribunal de julgar de maneira célere os processos, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia.

“Ministros e servidores não pouparam esforços para se adaptar aos novos formatos de trabalho e, hoje, colhemos os frutos desse empenho coletivo, que nos permitiu não apenas continuar os julgamentos, mas, também, manter todas as sessões e, ainda, aumentar a nossa produtividade, dando respostas mais rápidas à sociedade”, afirmou. Ainda em trabalho remoto e com julgamentos telepresenciais, o Tribunal registrou, no primeiro semestre de 2021, um aumento de 4% no número de processos julgados, em relação ao mesmo período de 2020.

Momento histórico

As sessões presenciais haviam sido suspensas em 18/3/2020, e, a partir de então, os processos continuavam sendo julgados por meio do Plenário Virtual. Em 4/4, a direção do Tribunal autorizou as sessões telepresenciais para todos os órgãos julgadores, com valor jurídico equivalente ao das sessões presenciais.

Em 22/4/2020, a Sétima Turma realizou a primeira sessão telepresencial do TST. “Estamos dando um pequeno passo para o Tribunal, de forma transparente e vanguardista”, afirmou, na época, o presidente do colegiado, ministro Cláudio Brandão. 

Confira, no vídeo abaixo, as ações contínuas de aperfeiçoamento dessas sessões e, também, a experiência de advogados e servidores com o novo formato.

(VC/CF)

Saiba mais:

20/4/2021 – TST realiza primeira sessão telepresencial de Turma na próxima quarta-feira (22)