secretaria@tupinamba.adv.br
55 (21) 2524-7799 / 2533-7137

TST adquire ferramenta corporativa do Google para otimização da produtividade

                         Baixe o áudio
      

(Seg, 17 Fev 2020 15:40:00)

O Tribunal Superior do Trabalho adquiriu uma nova ferramenta que vai proporcionar o aumento da produtividade e economia. É o G Suite, plataforma de comunicação corporativa do Google, que reúne em uma mesma página diferentes serviços. Gestores e servidores do TST participaram de cursos sobre o funcionamento do sistema. Saiba mais.

Leia abaixo a transcrição da reportagem:

REPÓRTER – Na cerimônia de lançamento, o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Brito Pereira, destacou que a aquisição do pacote eletrônico insere, definitivamente, a Justiça do Trabalho na era digital por meio da comunicação mais eficiente.

Ministro Brito Pereira – Presidente do TST e CSJT
“Nós ganhamos tempo, reduzimos o índice de erros, reduzimos custos, tudo em favor de uma gestão moderna, mais barata, mais ágil, porque nós precisamos dessa agilidade e dessa qualidade para qualificar também melhor os serviços que nós prestamos à comunidade.”

REPÓRTER – com o auxílio da ferramenta, os colaboradores do TST podem realizar diferentes tarefas em uma mesma página.

O sistema disponibiliza e-mail e chat corporativos, compartilhamento de documentos na nuvem, planilhas e agenda de tarefas. Também é possível fazer videoconferências por meio de chamadas de vídeo.

Para migração do sistema zimbra para o G suite, cada servidor vai receber um e-mail com o direcionamento para a nova ferramenta. Os endereços de e-mail continuarão os mesmos. Futuramente o zimbra será desativado, como explica o servidor da assessoria de relacionamento de tecnologia e inovação do TST, Welington Monteiro.

Welington Monteiro – servidor da assessoria de relacionamento de tecnologia e inovação
“Nesse primeiro momento as duas ferramentas convivem. Então, as mensagens que você já trabalha no Zimbra estarão disponíveis sem problema, não precisa ter nenhum tipo de alarme com relação a isso. Os usuários podem utilizar o G Suite, contudo, as mensagens antigas vão ser migradas paulatinamente. Então, os dois ambientes vão conviver. No futuro, a Setin vai fazer ampla divulgação da desativação do ambiente atual, ou seja, do Zimbra, e aí passaremos a utilizar somente o G Suite.” 

REPÓRTER – O secretário de tecnologia da informação e comunicação do TST, Humberto Ayres, destaca que o G Suite também vai proporcionar mais comodidade aos servidores. Isso porque o acesso ao conteúdo poderá ser feito por meio de diferentes dispositivos.

Humberto Ayres – Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TST
“Vai permitir uma mobilidade muito grande de comunicação com essas ferramentas dessa Switch do Google. São muitos benefícios, como ferramentas de ensino à distância, criação de portais setoriais e ganhamos muito em segurança, né? Porque é a segurança da própria Google que está por trás disso.”

REPÓRTER – Inicialmente, a plataforma foi disponibilizada aos gestores de cada unidade. Na última sexta-feira os servidores também passaram por treinamento, oferecido pela equipe do Google, e puderam tirar dúvidas sobre a ferramenta. A servidora Simone Bottin acredita que a aquisição do G Suite foi importante para otimização dos serviços.

Simone Bottin – Servidora
“A gente tem uma grande oportunidade agora no Tribunal, eu acho que mudar os métodos de trabalho, as formas que a gente vai trabalhar. Eu acho que a gente vai conhecendo aos poucos… A medida que a gente vai trabalhando, conhecendo as ferramentas, a gente vê onde pode utilizar. Mas eu acho que é inovadora.”

Reportagem: Daniel Vasques
Locução: Raphael Oliveira 

 
O programa Trabalho e Justiça vai ao ar na Rádio Justiça de segunda a sexta, às 11h50.
 
Trabalho e Justiça 
Rádio Justiça – Brasília – 104,7 FM
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264
crtv@tst.jus.br