Baixe o Áudio
      
 

(Qui, 09 Mar 2017 14:12:00)

REPÓRTER: Apesar de representarem a maioria da população e da classe trabalhadora brasileira, 53% das mulheres consideram que as empresas em que trabalham não oferecem formas de aumentar a promoção feminina a cargos de gestão. Os dados são do levantamento da Sodexo do Brasil. Além disso, 88% delas afirmam que as empresas não oferecem nenhum plano ou projeto específico para que as ajudem a conciliar a vida pessoal e profissional. O levantamento, realizado em fevereiro, ouviu cerca de mil pessoas que estão trabalhando atualmente, sendo a maioria mulheres.
 
Essa percepção contraria os Princípios de Empoderamento das Mulheres, iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global que determina sete princípios para o ambiente de trabalho, no mercado profissional e na comunidade. O plano da ONU tem como objetivo que as mulheres se igualem aos homens, com base nos princípios de liderança corporativa sensíveis à igualdade de gênero.
 
Ainda de acordo com a pesquisa, apesar de considerarem que as empresas em que trabalham não oferecem meios de ampliar o número de mulheres em cargos de gestão, metade delas se sentem reconhecidas pelo trabalho que exercem nas organizações. 

Reportagem: Adrian Alencar 
Locução: Adrian Alencar  

 
O programa Trabalho e Justiça vai ao ar na Rádio Justiça de segunda a sexta, às 10h50.
 
Trabalho e Justiça 
Rádio Justiça – Brasília – 104,7 FM

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264
crtv@tst.jus.br