Baixe o Áudio
      
 

(Qui, 06 Abri 2017 14:12:00)

REPÓRTER: Que tal acordar cedo e dar aquela corridinha no parque? Mas e se o tempo está fechado porque não ir à academia? Não gosta de musculação? Quem sabe um esporte ao ar livre ou dentro de um ginásio? Opções não faltam para colocar o corpo em movimento. E hoje, 6 de abril, data em que celebramos o Dia Mundial da Atividade Física é um motivo a mais para lembrar da necessidade da prática no dia a dia.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 3 milhões e duzentas mil pessoas morrem a cada ano em decorrência do sedentarismo. Doenças crônicas como problemas cardiovasculares e diabetes são exemplos de fatores de risco para quem não pratica atividade física. E a situação se torna mais alarmante ao constatar que um em cada três adultos não realiza exercícios de maneira suficiente.

E quando a falta de prática reflete no ambiente de trabalho? Aquela dor nas costas, cansaço ou ainda sofrer um acidente durante a jornada de trabalho. A médica clínica geral, Naiara Ramos, alerta para a importância da prática para a saúde dos profissionais:

SONORA: Naiara Ramos – médica clínica geral 

“Por conta de falta de tempo, a pessoa tem falta de disposição pra fazer uma atividade física e infelizmente vai acarretar numa hipertensão, em diabetes, até não também pela falta da atividade física em si, mas também da alimentação incorreta, pelo sedentarismo, que é o que a gente observa mais entre os trabalhadores. O que a gente vê mais no nosso ambiente aqui com o contato com os trabalhadores é questão de quedas, então o exercício físico vai fortalecer a musculatura, vai fortalecer os ossos e vai evitar esse tipo de acidente, como a queda, quando a pessoa vai pegar peso e cai, também pela falta da força.”

REPÓRTER: A médica Naiara acresenta ainda que uma caminhada para quem está começando já pode fazer a diferença:

SONORA: Naiara Ramos – médica clínica geral

“Mas se não tiver disponível esse tempo, não tiver disponível uma academia, a pessoa, só em uma caminhada de no início uma meia hora e depois aumentando pra uma hora já é bem benéfico pra saúde, isso tira o stress, a pessoa fica mais disposta, até mais feliz no trabalho.”

REPÓRTER: E depois de escutar tudo isso, animou para começar uma atividade física? Modalidades de esporte não faltam e por isso, escolha a que te dá mais prazer, mas claro, com a orientação de um profissional.

Reportagem: Sacha Bourdette 
Locução: Dalai Solino 

 
O programa Trabalho e Justiça vai ao ar na Rádio Justiça de segunda a sexta, às 10h50.
 
Trabalho e Justiça 
Rádio Justiça – Brasília – 104,7 FM

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264
crtv@tst.jus.br