Baixe o áudio
      
 

(Qui, 05 Abr 2018 16:01:00)

REPÓRTER: Alexandre Ramos ocupa a vaga reservada a juízes de carreira da magistratura trabalhista, decorrente da aposentadoria do ministro João Oreste Dalazen, em novembro do ano passado. O magistrado afirmou que o tradicionalismo da Justiça do Trabalho é fundamental para o desenvolvimento das atividades.

SONORA: Alexandre Ramos – ministro do TST

“Quando se integra uma corte tão importante como o TST, eu acho que a primeira visão de um ministro novo é manter a tradição porque é exatamente esta a função institucional do TST: dar segurança na jurisprudência das relações de trabalho para que em todos os incões do Brasil, os atores econômicos, investidores, empresários e trabalhadores possam ter estabilidade jurídica, segurança e previsibilidade para que o desenvolvimento aconteça.”

REPÓRTER: O presidente da Corte Trabalhista, ministro Brito Pereira, ressaltou as qualidades do novo ministro.

SONORA: Brito Pereira – Presidente do TST

“O ministro Alexandre é um homem de posições muito firmes e isso, de certo modo, contou como ponto muito positivo, além de seu… da sua vida acadêmica, da sua vida profissional, a qualidade nas suas posições. É um homem de muito fácil relacionamento, isso também ajuda no colegiado e tem todos os predicados de um bom magistrado.”

REPÓRTER: Alexandre Luiz Ramos é natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e possui mestrado e doutorado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

Em 1988 ingressou na Justiça do Trabalho como servidor e cinco anos mais tarde, passou em concurso para a magistratura do trabalho da 12ª Região, no estado de Santa Catarina, e atuou como juiz substituto até 1998, quando foi promovido a juiz titular. 

O ministro ainda trabalhou em municípios do interior do estado e na capital, Florianópolis, onde comandava a 6ª Vara do Trabalho.  Em dezembro de 2016, foi nomeado desembargador do TRT catarinense pelo critério de merecimento. 

 

Reportagem: Rafael Silva
Locução: Luanna Carvalho

 

O programa Trabalho e Justiça vai ao ar na Rádio Justiça de segunda a sexta, às 10h50.
 
Trabalho e Justiça 
Rádio Justiça – Brasília – 104,7 FM

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264
crtv@tst.jus.br