secretaria@tupinamba.adv.br
55 (21) 2524-7799 / 2533-7137

TST institui Programa de Integridade | Programa completo

(0:56) A Subseção II Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho condenou um bufê de Patos de Minas (MG) ao pagamento de R$ 70 mil de indenização à viúva e aos dois filhos de um motorista que morreu durante viagem a trabalho, ao ser atingido por um tiro. O colegiado desconstituiu decisão definitiva em que não fora reconhecida a responsabilidade da empresa, por contrariedade ao entendimento consolidado do TST de que o transporte rodoviário de cargas é atividade de risco.

(8:23) A Terceira Turma do TST rejeitou recurso do espólio de um mineiro de subsolo contra decisão em que foi declarada sua ilegitimidade para ajuizar ação de danos morais e materiais em nome do empregado, morto em acidente de trabalho. Segundo a Turma, apenas a mãe do trabalhador, como herdeira, tem legitimidade para pleitear indenização, em nome próprio.

(19:05) O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentou o Relatório Justiça em Números 2021 (ano-base 2020). De acordo com o documento, a Justiça do Trabalho foi o segmento do Poder Judiciário que mais promoveu conciliações em 2020. Os dados revelam que 23% dos processos trabalhistas foram solucionados por meio de acordo.

(20:07) A presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministra Maria Cristina Peduzzi, instituiu o Programa de Integridade do Tribunal (PINTST), com o propósito de implementar a cultura de integridade e promover ações institucionais destinadas à prevenção, à detecção e à punição de fraudes e demais irregularidades, bem como à correção de falhas sistêmicas identificadas.

O Revista TST é exibido pela TV Justiça às sextas-feiras, às 19h30. O programa é reprisado aos domingos, às 3h; segundas, às 7h; terças, às 20h30; e às quintas, às 22h. Todas as edições também podem ser assistidas pelo canal do TST no Youtube: www.youtube.com/tst.