secretaria@tupinamba.adv.br
55 (21) 2524-7799 / 2533-7137

TST em Movimento trabalhou para garantir que todos se mantivessem ativos durante o isolamento de 2020

Saiba quais foram as principais ações desenvolvidas pelo programa

05/02/2021 – Com o intuito de proporcionar maior qualidade de vida e bem-estar aos servidores, prestadores de serviço e estagiários, o TST em Movimento se adaptou e inovou em 2020. Foram mais de dez atividades disponibilizadas de forma on-line para garantir que todos se mantivessem ativos durante o isolamento social realizado durante o ano passado.

O programa, vinculado à Secretaria de Saúde (Sesaud), teve que se reinventar para manter o funcionamento e participação dos profissionais que atuam no Tribunal. Segundo o coordenador do TST em Movimento, João Luís Sadat, muitas das ações foram baseadas em pesquisas que ocorreram em meio ao teletrabalho. Entre os exemplos estão as pesquisas “Remotamente” (realizada pela Cdep), “Suas emoções em tempos de Covid-19” (realizada pela equipe de saúde mental da Sesaud), e “Indicadores de Saúde” (realizada pelo TST em Movimento).

“Percebemos, por meio das pesquisas, fatores como dificuldade no sono dos servidores e aumento de peso, esses dados nos ajudaram a promover algumas ações direcionadas”, detalhou o educador físico João Luís Sadat.

Cartilhas e vídeos educativos 

Para incentivar a prática do trabalho remoto de forma saudável, o TST em Movimento produziu cartilhas com dicas de exercícios para alongamento do pescoço, relaxamento da lombar e ergonomia no teletrabalho. 

A produção de vídeos, com a assistência da Coordenadoria de Rádio e TV, também foi indispensável para auxiliar os servidores no desempenho das atividades com a postura adequada, evitando lesões e dores. Dois dos primeiros vídeos disponibilizados no canal oficial do TST no Youtube abordaram “Dicas para manter a saúde e a produtividade no Teletrabalho” e “Ergonomia no Teletrabalho”.

Playlists exclusivas

A divulgação dos vídeos foi um sucesso e posteriormente foram desenvolvidas playlists específicas para cada área de atuação. Entre os temas estão ErgonomiaGinástica ResidencialGinástica LaboralQuarentena da Reflexão e Dicas para Dormir Melhor somam, juntas, mais de 6 mil visualizações.

Ainda de acordo com o coordenador do TST em Movimento, as aulas de ginástica residencial surgiram como uma alternativa de atividade física para que as pessoas pudessem fazer em casa. “Naquele primeiro momento, ainda havia muitas restrições para as pessoas saíssem e fizessem atividades físicas na rua. O fechamento das academias também limitou as opções, foi nessa ocasião que pensamos em desenvolver a playlist de ginástica residencial”, enfatiza. 

Os exercícios de alongamento, força muscular e equilíbrio promovem melhora no condicionamento físico e cardiorrespiratório, capacitando os servidores a serem mais produtivos no trabalho, sem se esquecerem das pausas ativas, recomendadas pelo Ato 546/2015.

Lives

As palestras de educação e saúde, realizadas anualmente pelo TST em Movimento, se transformaram em lives sobre os mais variados temas em 2020. 

Atividade Física em tempos de pandemia”, “Meditação para suavizar a quarentena” e “Impactos da pandemia e da quarentena na saúde mental” foram algumas das temáticas do ciclo “Saúde e bem-estar na quarentena com o TST em Movimento”.

As transmissões contaram com a presença de especialistas no assunto, geraram engajamento dos servidores que se comunicaram pelo chat e tiraram dúvidas em tempo real.

Aulas on-line

As famosas aulas de ginástica laboral tiveram que recomeçar também no ambiente virtual. As salas das unidades deram espaço para reuniões telepresenciais pelo Google Meet.

Já as aulas de meditação mindfulness, continuaram sendo transmitidas pelo canal do Instagram de Fabrício Surya. Ao analisar os benefícios da meditação, o instrutor revela que a experiência de proporcionar a meditação, mesmo virtualmente, é muito positiva. “Oferecer para as pessoas um tema diferente como a meditação e trazer reflexões sobre outras temáticas, além de proporcionar outras ferramentas para que a pessoa possa se manter em um estado de equilíbrio, harmonia, manutenção da calma e redução do estresse, são de grande valia. Os feedbacks foram bem positivos”, destaca.

Para receber o convite e participar das aulas, basta entrar em contato com o TST em Movimento pelo e-mail tstemmovimento@tst.jus.br.

Atendimento personalizado

Os servidores que tiveram dificuldade de incluir alguma atividade física na rotina ou de se adaptar às novas condições do trabalho remoto podem solicitar atendimento individual e exclusivo da equipe do TST em Movimento.

Em 2020, a fisioterapeuta Cecília de Falco, integrante do programa, realizou mais de 30 atendimentos voltados para a “Orientação Ergonômica Individual On-line”. Com o atendimento, que continua sendo realizado, os servidores podem obter informações sobre como ajustar os postos de trabalho em ambiente domiciliar, além de receberem orientações em caso de queixas de dores osteomusculares. 

O educador físico Luiz Gustavo Campos, responsável pela “Orientação para Atividade Física On-line”, descreve a importância dos atendimentos. “Houve muita procura pelos atendimentos. Foi muito importante esse contato individual com os servidores, entendendo as suas limitações e dificuldades. Poder promover saúde e bem-estar aos servidores foi gratificante neste ano tão desafiador”, conta.

Para solicitar algum dos serviços, basta entrar em contato pelo e-mail tstemmovimento@tst.jus.br ,indicar a solicitação no assunto e informar no corpo da mensagem o nome completo, código e sigla do setor de lotação.

Medida Certa

Com início no dia 1º de outubro do ano passado, a sétima edição do Medida Certa contou com oito encontros e a participação de 28 servidores. A iniciativa para fomentar os hábitos de alimentação e perda de peso de forma saudável teve palestras conduzidas pela nutricionista Ana Carolina Moraes e pela equipe do TST em Movimento com temas relacionados à alimentação e atividade física regular.

Parceria com a Astrisutra

As aulas de yoga e treinamento funcional tiveram continuidade também de forma virtual pelo Google Meet. As atividades foram oferecidas em parceria com a Associação dos Servidores do Tribunal Superior do Trabalho (Astrisutra). As aulas de yoga, conduzidas pela instrutora Joana Dar’c, tiveram 42 servidores matriculados. Já o treinamento funcional, com a professora Walleska Durand, contou com 38 servidores matriculados.

Informações adicionais sobre as aulas podem ser obtidas pelo e-mail astrisutratst@gmail.com, pelos ramais 4448/3210 ou pelo telefone que também atende ao WhatsApp: (61) 98626-1946.

Campanhas 

A última campanha realizada pelo TST em Movimento foi voltada para os cuidados com o sono, com base nas pesquisas realizadas no decorrer do ano passado. Houve a elaboração de uma playlist com “Dicas para dormir melhor” e uma cartilha com hábitos de higiene do sono, baseada nas recomendações da Associação Brasileira do Sono. Todos os materiais gráficos dos eventos foram produzidos em parceria com o NCDV, da Coordenadoria de Editoria e Imprensa. 

Além disso, o programa promoveu uma live com o especialista Marco Túlio de Mello, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor técnico do Centro Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes.

(Mariana Gomes/TG)