secretaria@tupinamba.adv.br
55 (21) 2524-7799 / 2533-7137

TST apresenta guia para exposições virtuais na 4ª Semana Nacional de Arquivos

Evento acontece nas plataformas virtuais de instituições. 

Divulgação da 4ª Semana Nacional de Arquivos

Divulgação da 4ª Semana Nacional de Arquivos

12/6/2020 – O Tribunal Superior do Trabalho elaborou um Guia para realização de Exposições Virtuais. O material, desenvolvido pela Seção de Divulgação de Memória Institucional (SDMI), ligado à Coordenadoria de Gestão Documental e Memória (CGEDM) está sendo apresentado durante a  4ª Semana Nacional de Arquivos, realizada até 14 de junho. 

O guia desenvolvido propõe formas de como realizar exposições em âmbito virtual, modalidade importante nesse período de isolamento social, além de estimular uma reflexão sobre o fazer arquivístico em tempo de pandemia, quando os documentos e acervos precisam estar disponíveis e acessíveis a todos os interessados.

Desde o início da pandemia, o TST já lançou duas exposições virtuais. Entre elas, a mostra “8 de março: a Força e a Relevância do Trabalho da Mulher”,que homenageou mulheres que marcaram as histórias mundial e brasileira, a exposição “1º de Maio: diálogo entre lutas, conquistas e resistências”, para marcar o Dia da Memória do Poder Judiciário e o mês de maio, em homenagem ao Dia Internacional do Trabalho. 

Empoderamento

“Empoderando a sociedade do conhecimento” é o tema escolhido este ano para a Semana Nacional de Arquivos. O objetivo é valorizar a importância das instituições arquivísticas no século XXI e propor uma reflexão sobre o papel das instituições na construção de uma sociedade do conhecimento e na devida publicidade de dados e documentos. 

Plataformas virtuais 

O evento é organizado pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa de Rui Barbosa e acontece nas plataformas virtuais de instituições arquivísticas de todos o País.

Confira a programação do evento. 

(Andrea Magalhães/GS)

Esta matéria tem cunho meramente informativo.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
secom@tst.jus.br