Justiça do Trabalho se reinventa durante a pandemia e obtém sucesso com novo modelo de julgamentos.

06/07/20 – A implantação das sessões de julgamentos telepresenciais em todos os órgãos da Justiça do Trabalho são abordadas no podcast “Trabalho em Pauta” desta semana. O quinto episódio discute como a virtualização das audiências foi fundamental para a continuidade dos serviços prestados pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelos 24 Tribunais Regionais do Trabalho.  

O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, convidado do programa, reitera a importância da manutenção dos serviços essenciais à sociedade em meio à pandemia. “A atividade jurisdicional é, talvez, uma das grandes atividades essenciais do país”, afirma. O ministro explica como os prazos processuais têm sido aplicados e fala ainda do desafio de dar o máximo de transparência aos atos praticados em todos os graus da Justiça do Trabalho. 

O outro convidado do podcast é André Santos, advogado e conselheiro da OAB/DF, que tem feito sustentações orais em sessões virtuais dos TRTs da 3ª e da 10ª Região. Segundo o advogado,  as sessões telepresenciais vieram para ficar. “É um caminho sem volta, mesmo depois da pandemia”, avalia. Para apoiar essa opinião, ele lista uma série de benefícios trazidos pelos julgamentos on-line, entre eles o principal: o Judiciário trabalhista continua funcionando em plena pandemia da Covid-19. 

“Trabalho em Pauta”

O podcast “Trabalho em Pauta” é uma produção da Coordenadoria de Rádio e TV, vinculada à Secretaria de Comunicação Social do TST. A apresentação é do jornalista Anderson Conrado, que vai comandar os debates. Os episódios são lançados semanalmente, por temporadas.

O quinto episódio do “Trabalho em Pauta” já pode ser ouvido no site da Rádio TST e em plataformas de streaming como Spotify e Deezer. Escolha um e ouça o programa desta semana:

Spotify
Deezer
Google Podcasts
Apple Podcasts
Breaker
Castbox
Overcast
Pocket Casts
RadioPublic  
Anchor