secretaria@tupinamba.adv.br
55 (21) 2524-7799 / 2533-7137

Saiba mais sobre os distúrbios relacionados ao trabalho

No Dia Mundial do Combate às LER/DORT aprenda se prevenir

1º/03/2021 – Sente dor generalizada ou que irradia? Desconforto e dormência em alguma parte do corpo enquanto trabalha? Cuidado, esses podem ser alguns dos sinais das LER/DORT. A sigla LER corresponde a “Lesões por Esforços Repetitivos”, já o termo DORT significa “Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho” e é o termo mais indicado, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

Segundo a SBR, os distúrbios osteomusculares mais frequentes são as tendinites (particularmente do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares) em diversos locais do corpo.

Causas

As causas mais frequentes dos DORTs, como são chamados, podem estar relacionadas com a ausência de pausas durante jornadas excessivas de trabalho e manutenção de posturas forçadas por longos períodos de tempo.

Apesar desses fatores, a fisioterapeuta do TST em Movimento, Cecília de Falco, esclarece que os DORT também podem ter origem multifatorial. Ou seja, a interferência de condições psicossociais, como ansiedade, estresse ocupacional e depressão, também podem agravar o quadro.

No Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Ato 546/2015 regulamenta as pausas ativas em meio à rotina de Trabalho.

Diagnóstico

De forma geral, o diagnóstico é feito como qualquer outra doença, a partir de uma avaliação médica do caso. Para a profissional de fisioterapia do Tribunal, a investigação diagnóstica deve contemplar histórico clínico detalhado, exame físico, antecedentes pessoais e familiares, anamnese ocupacional e exames complementares, se necessários. A identificação da doença pode ser realizada por médicos ocupacionais, clínicos gerais ou especialistas como ortopedistas.

Dicas de prevenção

Confira alguns hábitos que podem colaborar para a redução de distúrbios associados ao trabalho:

  • Manutenção de um estilo de vida saudável, incluindo a prática de exercícios físicos na rotina;
  • Manutenção da saúde mental e um sono reparador;
  • Alimentação saudável;
  • Hidratação; e
  • Inserir na rotina de trabalho pausas e redução do tempo sedentário, associados a uma boa ergonomia do posto de trabalho.

O TST em Movimento oferece aulas gratuitas de ginástica laboral, além de orientação ergonômica individual e playlists com exercícios que podem ser praticados em casa e dicas para dormir melhor.

Tratamento

Em caso de dor constante, sessões de fisioterapia, repouso e imobilização da área afetada, além de medicamentos anti-inflamatórios com recomendação médica, podem aliviar as dores e tensões.

História

O Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforço Repetitivo ou Distúrbios Osteomusculares (LER/DORT) é celebrado no dia 28 de fevereiro. A data foi escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para alertar e conscientizar a população sobre os distúrbios osteomusculares.

(Mariana Gomes/TG)