secretaria@tupinamba.adv.br
55 (21) 2524-7799 / 2533-7137

Saiba como fortalecer sua lombar com as atividades do TST em Movimento

Programa tem uma série de vídeos e atendimento individualizado para servidores

10/02/2021 – Postura incorreta, esforços repetitivos e horas sentadas sem pausas ativas podem favorecer o aparecimento de dor nas costas, principalmente na região lombar. Já passou por essa situação? Para cuidar da coluna, evitar lesões e garantir a produtividade no trabalho, o TST em Movimento, vinculado à Secretaria de Saúde, tem disponibilizado, no canal oficial do TST no Youtube, playlists com dicas de ergonomiaginástica residencial e ginástica laboral. O objetivo é auxiliar os servidores a se manterem ativos, com boa saúde física, mesmo durante o isolamento social. 

“Apesar de a região lombar ser uma região de musculatura forte é preciso realizar o fortalecimento da região abdominal para amenizar as dores na lombar. A prática de atividade física regular é essencial e proporciona o alívio das dores”, ressalta o coordenador do TST em Movimento, João Luís Sadat.

Confira a seleção de algumas das aulas voltadas para o fortalecimento da lombar.

Exercícios para fortalecimento

A aula conduzida pelo educador físico João Luís Sadat oferece doze sequências de exercícios, com ênfase no fortalecimento do abdômen e da região lombar. Os movimentos são sequenciados em abdominais, posições de ponte e posições de prancha, que proporcionam benefícios como maior flexibilidade, força muscular e aptidão física.

Mobilidade articular

Ministrada pela fisioterapeuta Cecília de Falco, integrante do TST em Movimento, a aula conta com séries de flexões, rotação dos quadris, abdução e adução dos membros inferiores. Os exercícios trabalham a mobilidade da região lombar e do quadril e foram preparados especialmente para quem fica sentado por longos períodos de tempo.

Alongamento

Os exercícios guiados pelo educador físico Luiz Gustavo Campos, também integrante da equipe do TST em Movimento, trabalham o alongamento, com destaque para a região lombar. Os movimentos de inclinação dos joelhos e troncos, intercalados por inspiração e respiração, promovem alívio de dores e maior qualidade de vida.

Orientação ergonômica 

Os servidores que estiverem com dificuldades de se adaptar remotamente ao ambiente doméstico ou que tenham queixas de dores podem buscar atendimento individualizado. A Orientação Ergonômica Individual oferece uma escuta acolhedora com correções de postura, bem como recomendações de atividade física. 

Os interessados devem enviar um e-mail para tstemmovimento@tst.jus.br com o assunto “Orientação Ergonômica” e informar nome completo, código e sigla do setor de lotação.

Ginástica laboral on-line

Outra forma de buscar manter-se ativo durante este período de isolamento social, como recomenda o Ato 546/2015 do Tribunal, é a prática assídua das aulas de ginástica laboral. Os encontros ocorrem às terças e quintas-feiras, às 16h, pela plataforma do Google Meet. A participação incentiva o cuidado com a coluna, a pausa ativa e melhora a disposição física.

Para receber um convite e participar da aula, basta enviar e-mail para o endereço tstemmovimento@tst.jus.br com o assunto “Ginástica Laboral”.

(Mariana Gomes/TG)