secretaria@tupinamba.adv.br
55 (21) 2524-7799 / 2533-7137

Presidente do TST é agraciada com medalha comemorativa do Mérito Judiciário

Cerimônia foi realizada nesta quarta (1º) no Salão Nobre Papa Leão XIII

Ministro Aloysio Corrêa da Veiga, ministra Maria Cristina Peduzzi, Desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos e ministro Ives Gandra Martins Filho

Ministro Aloysio Corrêa da Veiga, ministra Maria Cristina Peduzzi, Desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos e ministro Ives Gandra Martins Filho

02/09/21 – A presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Peduzzi, recebeu, nesta quarta-feira (1º), a medalha comemorativa do Mérito Judiciário, alusiva às celebrações dos 200 anos de criação do Tribunal de Relação de Pernambuco. A homenagem foi prestada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos. A cerimônia foi realizada em Brasília, no edifício-sede do TST.

Também foram homenageados e compareceram à cerimônia os ministros Aloysio Corrêa da Veiga, corregedor-geral da Justiça do Trabalho, e Ives Gandra Martins Filho, decano do Tribunal. 

Histórico

Segundo o presidente do TJPE, a intenção da medalha é comemorar os 200 anos do quarto Tribunal mais antigo do país. “Nosso Tribunal foi criado pelo alvará régio assinado por Dom João VI ainda antes da independência do Brasil, em 1821”, afirmou. “Temos orgulho do nosso Judiciário. No início, tínhamos cinco desembargadores. Hoje, temos 52, trabalhando diariamente para julgar centenas de processos”.

A presidente do TST agradeceu a homenagem e destacou que celebrar o TJPE é, também, celebrar a história da própria Justiça brasileira, já que o estado foi palco da instalação da  Faculdade de Direito de Olinda, ainda em 1927. “O estado de Pernambuco é um dos berços da Justiça brasileira. O TJPE foi criado justamente para cuidar das demandas surgidas com a criação da primeira Constituição brasileira”, enfatizou.

80 Anos

O desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos também foi agraciado com a medalha dos 80 anos da Justiça do Trabalho.