secretaria@tupinamba.adv.br
55 (21) 2524-7799 / 2533-7137

Jornada destaca trabalho de cientistas no combate à covid-19

Programa apresenta relatos de profissionais que estão à frente de pesquisas e tratamentos contra o novo coronavírus

O segundo episódio da terceira temporada do Jornada está disponível a partir desta segunda-feira (6) no canal do TST no Youtube. Esta edição destaca  o trabalho de profissionais, das mais diversas especialidades, que estão dedicando a vida em prol de pesquisas, desenvolvimento de vacinas e tratamentos eficazes contra a covid-19. Os estudos sobre o novo coronavírus colocaram o Brasil na décima primeira posição no ranking mundial de países com mais publicações científicas sobre a doença. Treze pesquisas clínicas de vacinas no Brasil já foram autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O programa conversou com a especialista em saúde pública e secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Rio de Janeiro, Lígia Bahia, que destacou a quantidade e a qualidade da produção científica durante a pandemia. “A ciência não necessariamente responde, mas tenta equacionar os problemas. É essa tentativa de equacionamento dos problemas que gera tanta produção científica no mundo inteiro e também no Brasil”, afirma a pesquisadora.  

O médico e coordenador do Projeto S do Instituto Butantan, Gustavo Volpe, também ressaltou o papel fundamental da ciência na luta contra o vírus. “A ciência como a gente conhece desde o século XIX foi o que produziu a sociedade de informação que a gente tem hoje, seja no campo de tecnologia seja no desenvolvimento de uma vacina contra um vírus novo em um ano”, diz. 

O episódio apresenta ainda o relato da enfermeira fluminense Lidiane Melo, que atua na linha de frente no combate à pandemia. Ela criou um método para acalmar pacientes internados com covid-19 que ficou conhecido em todo o país como “técnica da mãozinha”. 

Serviço – Jornada
Periodicidade: semanal, sempre às segundas-feiras.
Horário: 12h
Onde assistir: TST Tube – www.youtube.com/tst e TV Justiça (quartas – 20h45) 

Veja também: Adaptação da Justiça do Trabalho em meio à pandemia abre nova temporada do Jornada