secretaria@tupinamba.adv.br
55 (21) 2524-7799 / 2533-7137

Edição especial do programa Jornada aborda o assédio sexual nas relações de trabalho

O programa ouviu relatos de mulheres que foram sistematicamente constrangidas por seus superiores hierárquicos

Imagem congelada do programa Jornada sobre assédio sexual

Imagem congelada do programa Jornada sobre assédio sexual

09/03/21 – O Jornada está de volta à programação da TV TST com uma edição especial por ocasião do Dia Internacional da Mulher. Assédio sexual nas relações de trabalho é o assunto desse episódio, gravado pouco antes do início da pandemia, em fevereiro de 2020. A reportagem ouviu diversos relatos de mulheres assediadas por seus chefes no local do trabalho ou mesmo fora dele. A reflexão sobre o tema é inevitável: no país, 42% das brasileiras com mais de 16 anos disseram ter sido vítimas desse tipo de ato.

A presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Peduzzi, é uma das entrevistadas. Ela explica o que caracteriza o assédio sexual nos ambientes profissionais e como o crime pode ser denunciado por quem o presencia. Também participam do programa a procuradora do trabalho Renata Coelho e a psicóloga Alessandra da Silva, que trata das repercussões na saúde da mulher que é assediada no emprego.

Confira, ainda, dados sobre ações que chegam à Justiça do Trabalho e os meios que podem servir de prova para que o assédio fique configurado. O episódio especial do Jornada já está disponível no canal oficial do TST no YouTube. A nova temporada do programa tem previsão para começar ainda no primeiro semestre de 2021, com formato adaptado às condições impostas pela pandemia.    

(RT)