secretaria@tupinamba.adv.br
55 (21) 2524-7799 / 2533-7137

Direito Garantido: insubordinação ou indisciplina?

                         Baixe o áudio
      

(Seg, 03 Fev 2020 14:10:00)

Você sabe a diferença entre insubordinação e indisciplina? No quadro Direito Garantido de hoje nós vamos saber a resposta. Mas, adianto: ambas estão relacionadas ao descumprimento de regras e são motivo para que um empregado seja demitido por justa causa.

Leia abaixo a transcrição da reportagem:

REPÓRTER – Quando um trabalhador desrespeita as normas, circulares, regulamentos e diretrizes gerais de uma empresa, o ato de indisciplina é configurado. A insubordinação tem como característica principal o descumprimento de ordens pessoais dadas pelo chefe a determinado empregado ou grupo.  

Vamos aos exemplos: quando uma empresa determina que é proibido fumar no ambiente de trabalho e há desrespeito à norma ou quando o regulamento prevê que o profissional utilize o uniforme e ele, de maneira repetitiva, comparece ao serviço em trajes diversos, ambos são considerados atos de indisciplina. 

Agora imagine a seguinte situação: uma empregada, responsável pela limpeza de um estabelecimento que, após solicitação do chefe, se recusa a limpar as janelas da empresa. Nesse caso, temos um exemplo de insubordinação.

Vale ressaltar que caso a ordem proferida seja imoral ou relacionada a serviços proibidos por lei e alheios ao contrato de trabalho, o empregado pode se recusar a cumpri-la e a demissão por justa causa não poderá ser reconhecida.

Reportagem: Liamara Mendes 
Locução: Talia Santos

 
O programa Trabalho e Justiça vai ao ar na Rádio Justiça de segunda a sexta, às 11h50.
 
Trabalho e Justiça 
Rádio Justiça – Brasília – 104,7 FM
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264
crtv@tst.jus.br