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Dia do Dentista: conheça os desafios da profissão na pandemia e os serviços oferecidos pelo TST

Desde abril, os atendimentos da Seção de Odontologia passaram a ser realizados de forma telepresencial  

Dia 25 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Dentista. A data coincide com a publicação do Decreto nº 9.311, de 1884, que criou, na Bahia e no Rio de Janeiro, os primeiros cursos de odontologia no país.

Ao longo dos anos, a odontologia foi se modernizando, principalmente, em relação às medidas de biossegurança e, durante a pandemia de covid-19, não seria diferente. Medidas que também precisaram ser implementadas na rotina de trabalho dos cinco profissionais que compõem a equipe da Seção de Odontologia do Tribunal Superior do Trabalho (SOOA).

Desafios 

Para a dentista Andrea Louise Arnold Vanni, que atua no setor desde 2009, em um primeiro momento, foi difícil lidar com o medo e a insegurança trazidos pelo exercício de uma profissão tão exposta à doença pouco conhecida e de fácil transmissão.

Segundo ela, o grande desafio foi descobrir como prestar atendimento presencial sem o risco de contaminação, tanto para a equipe, quanto para o paciente. “Fomos em busca de conhecimentos para estabelecer uma rotina com treinamentos, novos protocolos de biossegurança, equipamentos de proteção para equipe e pacientes e outras  formas de agendamentos de urgência, até chegarmos ao atendimento pela teleodontologia. Tudo muito novo”, ressalta.  

Missão  

Com o início do trabalho remoto no Tribunal, os atendimentos odontológicos foram direcionados para o celular de cada profissional. Assim, os pacientes podem relatar o ocorrido, enviar fotos, receber orientações e acompanhamento. 

Desde o mês de setembro, a SOOA está disponibilizando atendimento, via Google Meet, para orientações, esclarecimentos de dúvidas, encaminhamentos e urgências, caso o servidor apresente dor, traumatismo dentário ou processo infeccioso e inflamatório agudo. Em situações de emergência, a consulta pode até ser presencial mediante agendamento. 

Para a servidora, todo esse empenho tem como principal objetivo auxiliar na manutenção da saúde bucal de todos. Ela conta que a missão da unidade foi, desde o início da pandemia, não deixar magistrados, servidores e dependentes sem assistência em um momento tão difícil. “Acredito que esse apoio, mesmo a distância, tem conseguido proporcionar ao paciente conforto e tranquilidade quando sua queixa ou demanda são resolvidas”, revela.

Com uma média de até 25 atendimentos semanais, Andrea Louise Arnold Vanni ressalta que, mesmo diante de tantas incertezas vivenciadas durante a pandemia, o aprendizado só fortalece, ainda mais, a vocação. “A odontologia para mim é desafio, conquista, doação, amor e muitos sorrisos. Desistir, nunca”, conta.

Teleatendimento 

A marcação de teleatendimento pode ser realizada de segunda a sexta-feira, entre 13h30 e 17h30, pelos ramais 4468 ou 4289. 

(Andrea Magalhães/AB)