secretaria@tupinamba.adv.br
55 (21) 2524-7799 / 2533-7137

Destaques da Semana: 02 a 06 de Março

                         Baixe o áudio
      

(Sex, 06 Mar 2020 16:10:00)

Hoje é dia do quadro Destaques da Semana. Você vai ficar por dentro das principais notícias, novidades, conteúdos das redes sociais e eventos da Justiça do Trabalho.

Leia abaixo a transcrição do roteiro:

REPÓRTER – Oi, Anderson! Bom dia pra você e pra todos que nos acompanham aqui pela Rádio Justiça.

APRESENTADOR – Talia, o que você traz de destaque pra gente, hoje?

REPÓRTER – Anderson, na terça-feira teve reunião do Conselho Superior de Relações do Trabalho da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. A presidente do TST e do CSJT, ministra Cristina Peduzzi, participou da discussão sobre metamorfoses do trabalho e a quarta revolução industrial. Alguns assuntos abordados pela ministra durante a apresentação foram as mudanças trazidas pela reforma trabalhista, tecnologia e novas modalidades de trabalho.

APRESENTADOR – E quem acompanhou essa reunião, Talia?

REPÓRTER – Anderson, o encontro teve a presença de magistrados, juristas, advogados e conselheiros da Fiesp. A ministra Cristina Peduzzi, que é a primeira mulher a presidir o TST, também reforçou a importância da presença feminina em posições de liderança no judiciário e em todas as carreiras.

APRESENTADOR – É um tema bastante atual, né Talia?  A discussão sobre o combate a desigualdade de gênero é sempre relevante. E quais são os outros destaques?

REPÓRTER – Anderson, nesta semana o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, prorrogou até 31 de maio o prazo para que os TRTs concluam a migração dos processos físicos para o meio digital pelo sistema do Processo Judicial Eletrônio, o PJe. Até agora 97% dos processos físicos existentes em toda a Justiça do Trabalho já estão no sistema. Cerca de 150 mil ainda devem tramitar por meio digital.

APRESENTADOR – Algo a mais pra gente, Talia?

REPÓRTER – Por último eu falo das atividades da corregedoria-geral da Justiça do Trabalho.  O ministro Lelio Bentes Corrêa, que esteve à frente da corregedoria entre os anos 2018 e 2020, apresentou um relatório das atividades do biênio durante Sessão do Órgão Especial do TST. Os resultados mostram que o ramo trabalhista do Poder Judiciário continua sendo o mais eficiente, o mais célere e o que mais concilia. Foram 29 bilhões de reais pagos aos reclamantes em 2019. Mais da metade é resultado de acordos intermediados pela Justiça do Trabalho. O ministro também destacou a parceira com os TRTs, que permitiu a implementação de ferramentas que otimizam o trabalho. Esses são os destaques dessa semana, Anderson. Volto com você!

APRESENTADOR – Está certo. Muito obrigado, Talia. Até a próxima!

 

Roterio: Talia Santos 
Apresentador: Anderson Conrado 

 
O programa Trabalho e Justiça vai ao ar na Rádio Justiça de segunda a sexta, às 11h50.
 
Trabalho e Justiça 
Rádio Justiça – Brasília – 104,7 FM
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264
crtv@tst.jus.br