secretaria@tupinamba.adv.br
55 (21) 2524-7799 / 2533-7137

Coral do TST homenageia música e cultura italianas em Concerto de Gala



Público se emocionou com apresentação desta sexta-feira (22)

Com o tema “Itália, grazie mille!”, o Coral do Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou, nesta sexta-feira (22), seu 8º Concerto de Gala. O repertório trouxe canções antigas e modernas de compositores como Giacomo Puccini, Giovanni Capurro, Carmelo Errico e Gino Paoli. Entre as obras apresentadas estiveram também temas de filmes como “O Carteiro e o Poeta” e “Cinema Paradiso” e óperas famosas “Aida”, de Giuseppe Verdi, e “Cavalleria Rusticana”, de Pietro Mascagni.

O Coral do TST conta atualmente com 73 pessoas. Segundo o maestro Carlos Ilha, servidor do TST e regente do coral desde 1985, a preparação levou dois anos. “O desafio foi aprender canções italianas”, afirmou. Em concertos anteriores, o Coral havia abordado a música francesa (2016) e trilhas de filmes (2014). “Sempre procuramos alternar as temáticas a partir de uma inspiração comum”, destacou o maestro.

Integração

Na segunda parte do concerto, o público teve a oportunidade de conhecer o Coro Italiano da Universidade de Brasília (UnB) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), que apresentaram o Hino Nacional do Brasil e o Hino Nacional da Itália.

Exposição

O 8º Concerto de Gala do TST faz parte da programação da Semana da Memória de 2019, que inclui também a exposição “Itália sempre viva”, aberta ao público até 29/11. Na mostra, é possível ver peças, painéis, livros e réplicas de esculturas feitas por artistas italianos que contribuíram para a história artística mundial.

Os eventos contaram com o apoio cultural da Embaixada da Itália e da Nova Acrópole e com o patrocínio da Associação dos Servidores do Tribunal Superior do Trabalho (Astrisutra), da Associação Nacional dos Servidores da Justiça do Trabalho (Anajustra), do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sindjus) e da Caixa Econômica Federal.

(JS/TG)

Inscrição no Canal Youtube do TST