secretaria@tupinamba.adv.br
55 (21) 2524-7799 / 2533-7137

Campanha do Sono auxiliará servidores a dormirem melhor

Playlist “Dicas para Dormir Melhor” já está disponível no canal do TST, no Youtube

O programa TST em Movimento, vinculado à Secretaria de Saúde, inicia nesta segunda-feira (9) a “Campanha do Sono”, com o objetivo de dar dicas aos servidores e colaboradores para noites mais tranquilas. Pesquisa realizada em junho pela Secretaria de Saúde apontou que 63% dos servidores respondentes têm problemas na hora de dormir e 82% deles têm dificuldades de concentração. No total, 326 pessoas responderam ao questionário. 

Os dados chamaram a atenção da equipe do TST em Movimento que desenvolveu, em parceria com a Secretaria de Comunicação Social, uma cartilha de hábitos de higiene do sono. Agora, um mês inteiro será dedicado à saúde do sono. A campanha é composta por quatro vídeos, um por semana, com dicas para dormir melhor, sobre o conhecimento do ritmo biológico, distúrbios do sono, além de incentivar os servidores a colocarem o sono como prioridade e como fator importante para a manutenção da saúde. 

O primeiro já está disponível no canal do TST no Youtube e aborda o cronotipo, que é a predisposição natural que cada indivíduo tem de sentir picos de energia ou cansaço, de acordo com a hora do dia.

“Algumas pessoas precisam dormir um pouco mais, outras preferem acordar mais cedo. Cada organismo tem o seu próprio funcionamento e a compreensão do seu organismo pode te ajudar a dormir melhor”, explica o coordenador do TST em Movimento, João Luís Sadat.

O material foi preparado com base nas recomendações da Associação Brasileira do Sono, em parceria com a Coordenadoria de Rádio e TV da Secretaria de Comunicação Social. 

Live “O poder do sono”

A campanha também conta com a live “O Poder do Sono”, no dia 27/11, às 11h. Na ocasião, o especialista Marco Túlio de Mello, diretor técnico do Centro Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes, falará sobre os sintomas físicos e emocionais que sono desregulado pode trazer e como melhorar a rotina. 

A transmissão será a última do ano sobre o ciclo “Saúde e bem-estar com o TST em Movimento”.

Reflexos no trabalho

A fisioterapeuta Cecília de Falco, do TST em Movimento, explica que o momento do sono é crucial para o repouso do organismo, além de ser o período em que o corpo tem o descanso da musculatura e o estabelecimento de processos cognitivos de consolidação da memória.

Ela relata que o sono é fundamental para que todos os sistemas do organismo estejam aptos para enfrentar um dia de trabalho. “Não tendo uma boa noite de sono, podemos ter repercussões no nosso corpo, sintomas de cansaço, raciocínio mais lento e até mesmo uma menor produtividade”, enfatiza.

(Mariana Gomes/TG)